Pesquisar neste blogue

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Tipos O e A




Grupo sanguíneo O

Quase 50% da população portuguesa tem este tipo de sangue, é o grupo mais antigo e é o resultado do cruzamento de várias culturas. Geralmente precisam comer proteína animal todos os dias. O aparelho digestivo é forte, pois produz sucos gástricos em abundância, importante para a digestão da carne. Mas justamente por produzirem maior quantidade desses sucos gástricos, ocorre a maior incidência de doenças estomacais, como gastrites e úlceras. Não são bem-vindos: aveia, trigo, grãos e derivados do leite. O sistema imunológico é bem activo e consegue reagir ao stress com grande actividade física.


Alimentos que estimulam a perda de peso: algas, brócolos, peixes e frutos do mar, couve-manteiga, sal iodado, carne vermelha (carneiro, boi, caça, fígado), espinafre.
Alimentos que estimulam o aumento de peso: couve-flor, feijão, lentilha, milho, couve-de-bruxelas, repolho, trigo e derivados (glúten).

O stress atinge directamente os músculos, gerando hiperatividade. Precisam fazer exercícios pesados. Tipo sanguíneo O é carnívoro. Os alimentos de origem animal aceleram o ritmo de seu metabolismo, aumentando a eficiência. A carne é combustível e o organismo tem alto nível de acidez no estômago.

O seu principal factor de aumento de peso é o glúten, encontrado no trigo e derivados. Em menor extensão o milho tem o mesmo efeito. O glúten cola-se na mucosa do intestino grosso, causando inflamação e irritação dolorosa. Para ajudar na perda de peso é bom consumir algas, brócolos, carne vermelha, espinafre, fígado, frutos do mar e sal iodado. Quem tem sangue tipo O pode comer carne magra de cordeiro, frango, gado e peru quanto desejar, mas sempre equilibrando com verduras e frutas, para evitar a superacidificação.

Os alimentos considerados maléficos interferem na eficiência da insulina, diminuem o ritmo metabólico, reduzem a utilização das calorias e inibem a hormona tireoidiana.

Seguidamente apresentamos uma lista dos alimentos que nós, os tipo O, podemos ou não podemos comer. Os apresentados como benéficos, funcionam como remédio, os neutros, como alimento e os proibidos, como veneno. Assim sendo, as pessoas com tipo sanguíneo O devem comer, mantendo uma alimentação diversificada, os alimentos apresentados como benéficos e os apresentados como neutros, e evitar os proibidos.


Grupo sanguíneo A


As pessoas de tipo A são os primeiros imigrantes, forçados pela necessidade de se deslocar e adaptar-se a dietas e modos de vida mais agrários, com uma personalidade mais cooperativa para sobreviver em comunidades superpopulosas.
O Tipo sanguíneo A é chamado de "O Cultivador".
É vegetariano; colhe o que semeia; possui um aparelho digestivo sensível e um sistema imunológico tolerante; adapta-se bem às condições dietéticas e ambientais sedentárias; reage melhor ao stress com actividade relaxante; requer dieta vegetariana para permanecer magro e produtivo.

Este é um grupo preferencialmente vegetariano a quem o consumo de carne faz sentir pesado e cansado. Deve ser evitada a carne vermelha e preferir o consumo de carnes brancas de galinha e peru, bem como peixe.

Toleram bem os cereais e devem ingerir legumes, frutos e oleaginosas. Recomenda-se o uso de azeite com moderação e devem excluir os óleos de amendoim e de girassol.
Devem ser evitada a ingestão de pimentos, azeitonas pretas, batata, tomate e beringela.

Favorecem o ganho de peso: carne, lacticínios, feijão e trigo.

Favorecem a perda de peso: os óleos vegetais, soja e derivados, legumes, ananás.

Sem comentários:

Enviar um comentário